Assinatura de Deus na Natureza
top of page

Assinatura de Deus na Natureza


*Por Sílvio Kniess Mates Quantas pessoas aceitam que "um universo possa vir do nada"? Um estudo identificou que 2,5% da população mundial é ateia. Para os ateus, o nada criou o universo. Neste ensaio vou procurar demonstrar o que chamo de "assinatura de Deus na natureza", tendo em vista que o universo, ou multiverso, não pode vir do nada, some-se a isso o fato de que as leis da natureza são bem-proporcionadas e harmônicas. Além disso, a explosão do conhecimento científico está demonstrando existência de auto-organização no universo.

No que diz respeito à afirmação de que nada vem do nada, em termos filosóficos, pode-se declarar que se o nada representa o conceito de ausência, nosso universo não poderia existir a partir do que não existe. Em termos científicos, podemos afirmar que um sistema de zero energia se mantém em estado de energia zero até que energia seja adicionada. Logo, não seria filosófico ou científico aceitar que o nada pudesse produzir algo.

Referente às leis da natureza, ninguém pergunta onde estão escritas e o que lhes confere poder para comandar o universo. Quando falamos de 'lei', referimo-nos à regularidade e à simetria encontrada em toda a natureza. O ponto importante não é simplesmente o fato de que existe regularidade, mas que a regularidade é matematicamente precisa, universal e entrelaçada. Se aceitamos a existência de leis, e ninguém nega isso, então é preciso aceitar também que existe algo que impõe regularidade ao nosso mundo. Visto de outra forma, o universo poderia ter sido totalmente aleatório, mas não é.

O fato de a natureza produzir uma riqueza de variedades cada vez mais acentuada de formas e estruturas complexas, constitui um dos mistérios mais profundos do universo. Os cientistas sabem que toda a complexidade que vemos emanou de um estado inicial insignificante do big bang. Está ficando cada vez mais claro que existe auto-organização em cada um dos ramos da ciência, uma vez que pesquisas em diversas áreas estão revelando a propensão extraordinária que os sistemas físicos possuem para gerar novos estados de ordem espontaneamente. Como pode o universo ser capaz de criar coisas completamente novas, simplesmente orientado pelas leis da natureza? Posto de outra forma: qual a fonte da criatividade do universo? Como sustentar que esse processo criativo, entre o big bang e o surgimento de vida, na Terra, e talvez em outros planetas, simplesmente aconteceu sem explicação? A ciência reconhece claramente que o universo primitivo se encontrava em um estado de simplicidade máxima, mas que hoje está se desenvolvendo em estruturas cada vez mais complexas auto-organizantes.

Se o universo representa tudo o que existe e nada pode vir do nada, isso pode sim significar que há algo mais lá fora. Se o cosmos é criativo e se auto-organiza por meio de leis universais, logo, podemos afirmar com relativa segurança que há algo denominado "assinatura de Deus na natureza”.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page