Cerca de 30 minutos a uma hora após a ingestão da Ayahuasca, inicia-se um processo psico-fisiológico de mudança na percepção sensorial, ocasionado pelo aumento de neurotransmissores.

As ondas cerebrais elevam-se, sente-se um relaxamento, os sentidos ficam mais aguçados e o processo cognitivo se amplia.

Com o uso de musicas, mensagens e prática de meditação uma espécie de sexto-sentido paranormal aflora naturalmente, intensificando a lucidez mental, processos criativos, recordações, visões e experiências oníricas.

Algumas reações fisiológicas de desconforto podem ocorrer de forma natural e são desejáveis. São chamadas de "purga" ou "pêia".

É um processo natural de limpeza e reequilíbrio e não deve ser temido ou evitado. Deixe fluir naturalmente e, se necessário, contribua com tranquilidade para que seu corpo expulse as energias ruins através da limpeza intestinal, do vômito ou do choro. 

Normalmente os efeitos mais intensos são experimentados até no máximo de 2 ou 3 horas, permanecendo um estado natural de relaxamento e plenitude que pode manter-se até por alguns dias.

Nota importante:

Para aqueles que ainda são adeptos de hábitos de integridade questionável, a experiência com ayahuasca poderá ser assustadora. No entanto, para aqueles que estão prontos para dar um passo em direção à elevação consciencial, há um valor terapêutico extremo que pode ser devidamente incorporado ao novo "ser" que surge das brumas da inconsciência.