Instruções de Grau

Cores do arco-iris

Página em Construção

Grau Iniciante. Ouça sua voz. Agradeça mais pelas coisa que a vida te dá.

Grau Faixa Branca. Não critique, não condene, não se queixe.

Grau Faixa Amarela. Use um sistema de notas, de 1 a 10.

Grau Faixa Laranja. Observe primeiro, observe muito. Comente depois. 

Grau Faixa Vermelha. Como evitar preocupações e começar a viver.

Grau Rosa. A regra de ouro.

Grau Lilás. Perfeccionismo é impossível. Fique com a realidade.

Grau Marinho. Saiba conversar. Saiba falar. Saiba ouvir.

Grau Celeste. ...

Grau Verde. ...

Grau Limão. ...

Grau Preto. ...

A primeira Faixa é branca, a última, preta. Eis o motivo:

Yin-Yang 

Yin-Yang são conceitos do Taoísmo, uma linha filosófica chinesa, que expõem a dualidade de tudo que existe no universo. Descrevem as duas forças fundamentais opostas e complementares que se encontram em todas as coisas: o yin é o princípio feminino, noite, Lua, que precisa de fogo para iluminar e aquecer na escuridão fria noturna, a passividade, absorção. O yang é o princípio masculino, Sol, que precisa de Água (refrescar o calor insuportável), dia, a luz e atividade.

 

Segundo essa ideia, cada ser, objeto ou pensamento, possui um complemento do qual depende para a sua existência. Esse complemento existe dentro de si. Assim, se deduz que nada existe no estado puro: nem na atividade absoluta, nem na passividade absoluta, mas sim em transformação contínua. Além disso, qualquer ideia pode ser vista como seu oposto quando visualizada a partir de outro ponto de vista. Neste sentido, a categorização seria apenas por conveniência. Estas duas forças, yin e yang, seriam a fase seguinte do "tao", princípio gerador de todas as coisas, de onde surgem e para onde se destinam.

Esta doutrina é de uso corrente na medicina tradicional chinesa.

Nos estudos de I Ching são as 2 Linhas Iniciais geradas pelo Tai Ji, uma Inteira Yang e uma Quebrada, Yin, Liang Yi.   Ler mais