Perguntas Frequentes

Perguntas +Comuns

O que é a Ayahuasca?


A Ayahuasca é um chá composto por duas plantas amazônicas (jagube e chacrona). Declarada pela ciência como alternativa ao se lidar com saúde, bem estar físico, emocional e espiritual. A Ayahuasca desenvolve espiritualidade que inspira o indivíduo a sentir-se em harmonia consigo próprio, com a vida, com os demais e com o cosmos.




Do que é feito o chá Ayahuasca?


A Ayahuasca é obtida pela decocção de dois vegetais: um cipó e uma folha.
O cipó é conhecido popularmente pelos nomes de Jagube ou Mariri.
A folha, chamada de chacrona ou rainha, é procedente de uma árvore parecida com o cafezeiro.
Para saber mais sobre o cipó, visite: https://pt.wikipedia.org/wiki/Cip%C3%B3-mariri
Para saber mais sobre a folha, visite: https://pt.wikipedia.org/wiki/Chacrona




Por que as pessoas comungam Ayahuasca?


A autoestima influencia todos os aspectos da vida. Sua relação consigo tem um impacto direto no seu nível de felicidade, nas suas conquistas profissionais e, principalmente, nos seus relacionamentos afetivos. A Ayahuasca abre novos campos de exploração pessoal sobre a forma como olhamos para nós mesmos, nossa própria consciência, quem somos nós, qual papel desempenhamos em nossas famílias, nosso trabalho e finalmente, no próprio mundo. Há significado para a vida? Bem, as pessoas que comungam ayahuasca normalmente dizem haver encontrado significado. E mais importante, não receberam a informação de agentes externos, mas de seu próprio Eu-maior, de sua própria consciência.




O Instituto Medittare está vinculado a algum tipo de religião?


A coluna dorsal do Instituto Medittare está pautada em orientação filosófico-espiritualista, ou seja, não há culto religioso ou qualquer atividade que ligue a esse conceito. Se religiosidade estiver conectado à religião, então, sim.




E o que significa isso "orientação filosófica-espiritualista"?


O termo 'filosofia' foi cunhado por Pitágoras 500 anos antes de Cristo. A filosofia é o estudo das questões gerais e fundamentais relacionadas com a natureza da existência humana; do conhecimento; da verdade; dos valores morais e estéticos; da mente; da linguagem, bem como do universo em sua totalidade. A espiritualidade pode ser definida como uma "propensão a buscar um significado maior para a vida humana por meio de conceitos que transcendem o tangível, à procura de um sentido de conexão com algo maior que si próprio". A espiritualidade pode ou não estar ligada a uma vivência religiosa. Nesse contexto, "orientação filosófico-espiritualista" significa que a filosofia central do Instituto Medittare é a busca da compreensão do significado da vida humana tanto na vida presente quanto em um sentido mais amplo e cósmico. O que quer que isso signifique.




Quer dizer que não há nenhum tipo de cerimônia no Instituto Medittare?


Há. Trata-se de um ritual cerimonioso pautado em meditação, musicoterapia e ayahuasca.




E isso não é religião?


O ritual é um tipo de prática presente em muitas manifestações humanas, tais como: formaturas, casamentos, aberturas de congressos e eventos políticos em geral. Qual o significado de uma formatura, de um casamento? Em nosso entender, trata-se de uma necessidade humana de se conectar com a vida em seu sentido mais profundo, como fazer daquele momento algo significativo para a vida e suas relações.

Por exemplo: pode-se falar em casamento sem se falar em religião, no entanto, este evento está profundamente associado à práticas religiosas.

Nesse momento, cabe a pergunta: O que é religião para você? Tente responder e você perceberá que a resposta não é simples. Destarte, decidimos não enfrentar o dilema, aceitando que somos espiritualistas sem bandeira.




Como funciona o ritual no Instituto Medittare?


A Vivência é normalmente composta de um total de seis horas. Sendo as quatro primeiras horas dedicadas à Meditação, onde o praticante medittare mantém-se deitado sobre um colchenete em processo de autoanálise e jornada de autoconhecimento. Depois da Meditação, há duas horas de Momento de Reflexão.




Os praticantes são bem cuidados durante a Vivência?


Haverá sempre presente pessoas responsáveis pela condução de uma Vivência segura.




De quanto em quanto tempo devo beber o chá?


De quanto em quanto tempo devo beber o chá? Depois da primeira vez, aguarde ao menos 15 dias.
Depois disso, procure ouvir sua voz interior, mas nunca deixe de procurar o zelador para ter uma segunda opinião.
Nota: o DMT permanece no organismo durante 27 dias.




Quais são as principais obrigações exigidas ao visitante ou praticante Medittare?


No Instituto Medittare há poucas coisas obrigatórias, as principais são: chegar antes do início da Vivência (pessoas que chegam depois do horário não entram), respeitar o próximo e usar roupas brancas no Grau Faixa Branca e posteriores.





Faixa Branca

O que é Faixa Branca?


Há um sistema de graduação no Instituto Medittare. Os graus são uma forma de desenvolvimento de hierarquia administrativa dentro do Instituto. As pessoas graduadas passam a contar com certas prerrogativas.




Quais os requisitos para eu iniciar-me na Faixa Branca?


Você precisa comungar o chá Ayahuasca ao menos 5 vezes e após, ser convidado pelo Preceptor ou Preceptora, para a iniciação.




Depois que me iniciei na Faixa Branca, quando poderei fazer a Vivência de Faixa Branca novamente?


Você poderá fazer Vivência de Faixa Branca sempre que houver.




Por que eu deveria iniciar-me na Faixa Branca?


Porque você passa a contar com mais prerrogativas.




Quais serão os benefícios se eu iniciar-me na Faixa Branca?


A. As Vivências de Faixa Branca são menos intempestivas, pois não há iniciantes ou visitantes. B. Todo aquele que se gradua na Faixa Branca, poderá tornar-se um cuidador ou cuidadora, se desejar.
C. Os rituais e musicoterapia possuem natureza diferente das Vivências de visitante. D. A Meditação é de 5 horas, em vez de 4.
E. Você poderá, se desejar, iniciar uma jornada para tornar-se Preceptor ou Preceptora. A proposta é que, no futuro, tenhamos muitos preceptores. Dessa forma, a tocha filosofal do Instituto Medittare, jamais se apagará.




A Vivência de Faixa Branca exige alguma vestimenta especial?


Sim. Todos devem vestir roupas brancas, sem excessão. Veja especificações com seu Preceptor ou preceptora.




É obrigatório tornar-se Zelador?


Não.




O que é o transe meditativo gerado pela Ayahuasca?


O transe meditativo não exige que se entenda os "porquês", é suficiente o "faça e descubra". O trase gerado pela Ayahuasca é um estado de atenção focalizada e concentrada. Entrar em transe envolve tirar sua atenção da experiência externa e direcioná-la internamente. E tipicamente, ao processar informação, privilegiamos um sistema representacional, que pode ser visual, auditivo ou cinestésico (sensações). Um "estado alterado" de consciência ocorre quando você processa informação fora do seu sistema de representação primário.





Graus Medittare

Quais são os graus existentes no Instituto Medittare?


Os graus são, respectivamente: Grau de Visitante, Grau de Faixa Branca, Faixa Amarela, Faixa Vermelha, Faixa Laranja, Faixa Verde, Faixa Roxa, Faixa Marrom e Faixa Preta.




O que acontece quando eu passo por todas as faixas e chego à Faixa Preta?


Após transcorridos 24 meses, depois da primeira Vivência, e o praticante houver atingido a Faixa Preta, ele poderá ingressar com o pedido para tornar-se Preceptor ou Preceptora. Poderá ou não ser aprovado, dependendo sempre de sua conduta ao longo da jornada. Foi prestativo, colocando-se sempre que possível à disposição do Instituto? É uma pessoa amável? É disciplinado? É respeitoso? Essas são apenas algumas questões que permitirão ao praticante medittare tornar-se Preceptor.